quinta-feira, 30 de abril de 2009

1° DE MAIO DIA MUNDIAL DO TRABALHO


O trabalho é humanamente imprescindível ao ser humano desde sempre. Desgraçadamente, criador de valores de uso imprescindível à reprodução da vida, não tem sido assumido por todos. A história humana, até hoje, reitera a exploração de seres humanos por seres humanos e de classes sobre classes. Portanto, o trabalho tem dupla face: CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA VIDA.
Os processos educacionais, escolares ou não, constituem-se em práticas sociais mediadoras e formadoras da sociedade em que vivemos. São praticas sociais não-neutras. Esses processos podem – e o tem realizado de forma imperativa – reforçar as relações sociais capitalistas que subordinam o trabalho , os bens da natureza, a ciência e a tecnologia, como propriedade privada, valores de troca e a conseqüente alienação e exclusão de milhares de seres humanos da vida digna ou de sua radical transformação. Os processos educacionais tem o mercado e o capital como medida de tudo, em função do privilégio de poucos.
Mas a história vem nos mostrando que eles podem constituir-se em instrumento de crítica em relação a essas relações sociais e, também, em promotores de uma nova sociedade, que afirme o ser humano como medida de todas as coisas e os bens do mundo como bens de uso de todos os seres humanos.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras pela luta diária para a mudança!








(adaptação do texto “A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida”, de Gaudêncio Frigotto. IN: A experiência do trabalho e a educação básica.)

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