segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Procura pelo Pronatec mostra que pobres querem trabalhar, diz ministra


Ao participar de formatura de 450 alunos do programa, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, Tereza Campello destaca a importância da capacitação profissional para a inclusão produtiva urbana e a superação da extrema pobreza.

Quatrocentos e cinquenta alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria) de municípios da região metropolitana de Porto Alegre se formaram na noite dessa quinta-feira (6). Eles receberam os certificados de conclusão dos cursos das mãos da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, durante solenidade na capital gaúcha.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, a ministra destacou que a população pobre do país está afirmando cada vez mais que também quer capacitação profissional e melhores oportunidades de emprego e renda. "Muita gente no Brasil não acredita e não quer acreditar que o pobre quer trabalhar. Esta formatura é mais uma prova disso."

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de pessoas fazendo os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria. Cerca de 30,8 mil pessoas já se inscreveram para se qualificar profissionalmente. Dessas, mais de 7 mil concluíram os cursos no estado.

De acordo com Tereza Campello, o Rio Grande do Sul está sendo um exemplo para que outros estados impulsionem ainda mais a oferta dos cursos e formem mais pessoas. Ela reafirmou o compromisso da presidenta Dilma Rousseff: "Há um ano, a presidenta disse que queria abrir vagas para 1 milhão de pessoas até 2014. Hoje já temos 419 mil vagas abertas".

Eletricistas – Três dessas vagas foram ocupadas pelos irmãos Pereira. O interesse pelos cursos começou quando Antônio Carlos Pereira, 58 anos, o irmão mais velho, viu no noticiário uma informação sobre o Pronatec. Ele achou que era uma boa oportunidade de qualificação profissional e falou para os irmãos Roberto Carlos Pereira, 50, e Nara Pereira, 56.

Roberto Carlos trabalha como eletricista, e Antônio e Nara também sempre tiveram interesse nesse ramo. Por isso, os três irmãos fizeram inscrição para um curso nessa área. Na noite dessa quinta-feira, passados três meses de capacitação, eles receberam o certificado do curso de eletricista.

"Já trabalho na área, mas aprender um pouco mais, além de me especializar, é sempre muito bom”, disse Roberto Carlos. “Hoje em dia o mercado exige cada vez mais qualificação. O curso me deu muita informação e conhecimento.”

O irmão mais velho concorda. "Conhecimento e qualificação nunca são demais". Antônio acredita que o Pronatec vai contribuir muito para os brasileiros e para o mercado de trabalho. "É uma inciativa louvável da presidenta (Dilma), porque o mercado pede capacitação. Esses cursos são muito importantes para os jovens e para a população mais pobre".

Com os diplomas nas mãos, os três irmãos sonham alto. "Queremos abrir juntos nosso próprio negócio”, contou Nara. “E queremos fazer outros cursos de capacitação profissional."

Oportunidades – A manicure e pedicuro Vera Lúcia Gonçalves Arruda, moradora do município de Canoas, mãe de quatro filhos e beneficiária do Programa Bolsa Família, também sonha em ampliar as oportunidades de trabalho. "Agora, com qualificação, quero tentar uma oportunidade em um salão da região.”

Há dois anos, Vera Lúcia ganha algum dinheiro fazendo pés e mãos. O serviço completo custa R$ 17. Quando não atende na sua casa, ela vai até a residência das clientes.

Vera Lúcia e algumas colegas fizeram cursos de capacitação do Pronatec – algumas se formaram como manicures e outras como cabeleireiras. A exemplo dos irmãos Pereira, elas pensam em se unir e abrir o próprio salão. "A gente se conheceu no curso. Estamos conversando sobre isso, mas ainda é cedo. Quero me especializar mais e fazer outros cursos. Aí vou me sentir mais segura para, de repente, tocar meu salão.”

Luiz da Silva Rosa também se formou na cerimônia dessa quinta-feira. Ele recebeu o diploma de pedreiro das mãos da ministra Tereza Campello e foi cumprimentado pelo governador Tarso Genro e pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara.

O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com o Ministério da Educação. Podem se inscrever para a capacitação profissional pessoas maiores de 16 anos que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou em processo de cadastramento. Em todo o país, 1.671 municípios aderiram ao programa. 


Fpnte: Raphael Rocha
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário: