O prefeito Ary Vanazzi aproveitou o clima festivo da São Leopoldo Fest para sancionar o Código Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida. O evento ocorreu, na tarde desta quarta-feira (01), no Espaço Institucional do Governo.
O código passa a ser um instrumento legal que mudará a vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município, no que diz respeito a garantia de direitos individuais, ou seja, consolida a legislação que trata das pessoas com algum tipo de deficiência e idosos em todas as áreas: saúde, habitação, educação, etc.
A criação da lei, uma solicitação da Diretoria Municipal de Pessoas com Deficiência (DIMPD), foi debatida com órgãos públicos e a comunidade até ser levada à Câmara Municipal de Vereadores. Ela passa a valer a partir da data de assinatura (01º de agosto de 2012).
Centro de Eventos - Vanazzi informou que foram gastos R$ 500 mil na acessibilidade e circulação do prédio para poder receber a festa. "Estamos investindo nesse aspecto habitacional, jurídico, mas, principalmente, na conscientização da comunidade. É uma história de luta e um grande desafio. Fico agradecido por estar fazendo parte desse processo permanente na construção de uma cidade cidadã".
Para Angela Guedes, diretora da DIMPD, este momento é a concretização de dois anos de trabalho e que fará toda a diferença na vida dos portadores de deficiência. "É uma vitória para nós. Este é um instrumento que irá garantir o direito individual de cada um".
Presentes no ato estavam o secretário municipal de Políticas Públicas de Igualdade Social, Nestor Moraes; a secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen; o secretário municipal de Esporte, Valdir Becker; a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Euli Necca Steffen; a deputada estadual, Ana Affonso; a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiências (COMUDEP), Izabel Oliveira; o chefe de gabinete da FADERS, Jorge Amaro; o presidente do COEPEDE, Roberto Oliveira; o secretário do COMDEPA, Roger Prestes.
Fonte: www.saoleopoldo.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário