quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“O Arraiá Julino” da Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes


Equipe Técnica
Na tarde do dia 14 de julho (sábado), as crianças, os adolescentes e a equipe de trabalhadores realizaram um grande “Arraiá da Casa de Acolhimento, êta trem bão sô!” A festa foi planejada e organizada entre a equipe e os acolhidos e juntos confeccionaram enfeites, bandeirinhas e balões, além de muitas músicas e teatro para animar festa.

Tivemos a presença dos familiares e amigos dos acolhidos, além de representantes da rede socioassistencial que prestigiaram o evento. Seguindo as tradições culturais populares a festa iniciou com uma alegre apresentação de teatro o “Casamento na Roça” encenado pelos trabalhadores e os acolhidos.

Após a apresentação do teatro, teve muita diversão com típicas brincadeiras: boca do palhaço, pescaria, corrida do saco, entre outras. Esse momento proporcionou aproximação das crianças e dos adolescentes com seus familiares, o que é/foi de extrema importância no processo de fortalecimento e preservação da convivência familiar e comunitária, pois esses momentos de vinculação afetiva/sociabilidade através do lazer e confraternização, muitas vezes foram raros entre eles, sendo assim, as crianças e adolescentes demonstraram alegria e satisfação de estarem juntos com seus familiares e amigos.

Além disso, esses eventos motivam os acolhidos e ajudam a fortalecer  autoestima deles perante suas famílias e aos demais. Eles ficam orgulhosos percebendo o reconhecimento de sua contribuição na organização e realização do Arraial - isto é, sendo admirados pela participação, dedicação e criatividade. E isso se reflete também na (re)construção de projetos de vida das crianças e adolescentes para/com a autonomia e responsabilidade no cotidiano da unidade de acolhimento.

A Casa de Acolhimento pode contar com a alegria de todas as pessoas, tal alegria expressada nas risadas, no teatro, nas danças ao som das músicas juninas, no cardápio delicioso oferecido, nas brincadeiras típicas e pelos vários brindes. A presença de todos/as tornou o evento prá lá de bão sô!


Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Esta é uma notícia muito boa! Eu sou um eletricista e estou disposto a trabalhar em projectos de solidariedade