quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ações no RS e no RJ marcam reta final de inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero



Prazo de inscrição se encerrará em 17 de setembro. Premiação já teve a participação de 20 mil pessoas desde a sua primeira edição


 Os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro vão intensificar as ações de divulgação do 8o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero trinta dias antes do encerramento do período de inscrição, que ocorrerá no dia 17 de setembro. Também estão previstas, para o início de setembro, atividades em Goiás e no Distrito Federal.
 Em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (20/08), a coordenadora-geral de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Hildete Pereira, vai visitar o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, às 10h, e o Instituto de Educação Flores da Cunha, no bairro Bom Fim, às 11h. Nessas escolas, haverá exibição do vídeo da apresentadora Maria Paula sobre o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, distribuição de folhetos de divulgação e explicações acerca das possibilidades de participação, modalidades e premiações.
 As atividades são organizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM-RS) e visam incentivar a participação de estudantes da rede pública de ensino e provocar debates na comunidade escolar sobre a igualdade entre mulheres e homens. No período da tarde, Hildete participará da cerimônia estadual de mobilização pelo 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Ela vai apresentar a palestra "Educar para a igualdade: o que isso significa?", no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em conjunto com Lílian Lira, assessora da SPM-RS.
 Mobilização intensa - No Rio de Janeiro, as ações do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero vão acontecer, em 27 de agosto, na sede da Superintendência Estadual de Direitos da Mulher a partir das 18h. A mesa de abertura será formada pela secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM-PR, Vera Soares; pelo secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Claret; e pela superintendente estadual de Direitos da Mulher, Ângela Fontes.
 Na cerimônia, algumas professoras, professores e estudantes, que venceram em edições antigas, darão seus depoimentos sobre o impacto da premiação em suas carreiras. Está confirmada a presença de Marina Nucci, que recebeu uma menção honrosa no 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, de 2010, pelo artigo científico "O sexo do cérebro: uma análise sobre gênero e ciência". Ela foi orientada pela professora Jane Russo e concorreu na categoria mestre/estudante de doutorado. Na época, Marina estudava saúde coletiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em seguida, às 18h45, a coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira, apresentará a palestra "Educar para a Igualdade de Gênero".
 Ela ressalta a liderança dos organismos locais de políticas para as mulheres na organização das agendas de divulgação do 8o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Segundo Hildete, essas iniciativas favorecem a exposição do trabalho da SPM numa perspectiva educacional. "Esses eventos possibilitam notícias; alunas, alunos e professores tomam conhecimento. O prêmio em si promove a ampliação do conhecimento de questões sociais e antropológicas", avalia a coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM.
 Incentivo para educação inclusiva - Em sua oitava edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero aceita inscrições até 17 de setembro de 2012. As últimas sete edições tiveram a participação de 20 mil estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação.
 Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. As premiações destinadas a essas categorias são computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior: estudante de graduação; graduada e graduado, especialista e estudante de mestrado; e mestra e mestre e estudante de doutorado.Ao todo, as três categorias irão receber R$ 46 mil.
 A premiação também é aberta a escolas públicas e privadas de ensino médio, que realizem projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, nas suas interseções com o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual.
 O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM-PR, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.

Fonte:

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM

Presidência da República - PR

61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5887

Nenhum comentário: