quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mais de 26 mil pessoas foram atendidas pelo serviço VivaVoz


No primeiro semestre deste ano, 26.424 pessoas foram atendidas pelo serviço VivaVoz, que presta atendimento telefônico gratuito pelo número 132 com orientação e informações sobre os riscos do uso indevido de drogas e seus efeitos no organismo, bem como oferece auxílio para buscar locais de tratamento.  O serviço faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, iniciativa do governo federal para enfrentar o crack e outras drogas.
O atendimento do VivaVoz funciona todos os dias da semana, em período integral, desde janeiro deste ano, quando passou a integrar a estratégia do programa. Anteriormente o atendimento era feito de segunda à sexta-feira. Com a mudança, houve aumento de 85% no número de pessoas atendidas. No mesmo período do ano passado, foram 15.129 pessoas atendidas.
A implantação do número 132, que entrou em funcionamento em janeiro, também contribuiu com o aumento das ligações. “A transformação do VivaVoz em um telefone com três dígitos facilitou a memorização do número e o acesso da população”, afirma a titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, Paulina Duarte.
Serviço - O serviço VivaVoz foi implantado pelo Senad, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e presta atendimento para a população desde junho de 2005.
Homens com mais de 35 anos são maioria
Com os dados levantados pelos consultores do VivaVoz foi possível identificar o perfil das 26.424 pessoas atendidas pelo serviço no primeiro semestre de 2012. A maioria é de homens com mais de 35 anos, ensino fundamental incompleto, solteiro e com renda de até cinco salários mínimos.
Na maior parte das situações, os próprios usuários de drogas (49%) ou familiares (23%) fazem a ligação em busca de informações (42%) ou para solicitar material informativo (12%), além de questionar sobre locais de atendimento (11%). 

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