terça-feira, 28 de agosto de 2012

Entre nesse Bonde você também!



No mês de agosto de 2012, iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dilza Flores o Projeto "Entre nesse bonde você também". Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social - SACIS, através da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SMED, Secretaria Municipal de Segurança - SEMUSP e instituições da Rede Socioassistencial. As oficinas ocorrem todas as terças-feiras das 10h às 12h.

O projeto tem por objetivo, promover, junto às escolas, espaços de debate, discussão e reflexão acerca das diferentes formas de produção e reprodução da violência, tendo em vista a prevenção da violência na adolescência e da reincidência da prática do ato infracional.

A ideia surgiu a partir das discussões coordenadas pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço Comunitário, um dos serviços oferecidos pelo CREAS, onde no ano passado foi realizado um projeto piloto em duas escolas da rede municipal durante o mês de novembro de 2011. Os adolescentes que participaram avaliaram como positiva a intervenção para o ano de 2012 e sugeriram temas como: família, armas, drogas, abuso sexual, teatro, música, Amor, sexualidade, bulliyng, entre outros a serem trabalhados.

A metodologia de trabalho segue o formato das rodas de conversa, utilizando-se de dispositivos como vídeos, técnicas grupais, apresentações e trabalhos de livre expressão, para potencializar as discussões.

Nenhum comentário: