segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROGRAMA APADRINHAMENTO AFETIVO – 9ª EDIÇÃO / 2012

A Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social está abrindo a 9ª edição do Programa Apadrinhamento Afetivo. O Programa Apadrinhamento Afetivo permite que crianças e adolescentes de nosso Município, que hoje são “filhos do Estado”, que já foram destituídos do poder familiar ou estão em processo de destituição, e estão em acolhimento institucional (abrigos), tenham um vínculo afetivo com alguém (padrinho ou madrinha) que possa ser referência na sua vida.

O vínculo afetivo beneficia o afilhado na construção da auto-estima, na segurança em seus relacionamentos sociais e afetivos; propicia, enfim, um melhor desenvolvimento, pois estão em idade de formação.

Crianças e adolescentes com referenciais afetivos se tornam adultos felizes. E os adultos que reconhecem a importância desta troca afetiva com seus afilhados garantem o direito à convivência familiar e comunitária destes jovens.

Se você quer dar carinho, atenção a uma criança ou adolescente e tem disponibilidade de tempo para ir à escola em datas especiais, de olhar os cadernos, convidar o/a afilhado/a para almoçar, passear no final de semana, compartilhar as férias, quer ajudar a encaminhar a uma profissão quando chegar a adolescência; então, você tem tudo para ser um bom Padrinho ou Madrinha!

O Padrinho ou a Madrinha Afetivos vão prestar assistência moral e afetiva, complementando o trabalho dos acolhimentos institucionais, cumprindo obrigações com as instituições e com o/a afilhado/a. Deve ter bem claro que não se trata de adoção e que o vínculo formado poderá se manter após a desinstitucionalização.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA APADRINHAMENTO AFETIVO?

• Idade mínima de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre o(a) afilhado(a) e padrinho/madrinha, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente;

• Inscrever-se na SACIS;

• Apresentar a documentação solicitada;

• Realizar entrevista com a equipe técnica;

• Participar das Oficinas de Sensibilização.

Para maiores informações ligar para 3568-7176 e falar com Marli ou Marilene.

Nenhum comentário: