sábado, 8 de agosto de 2009

Saiu no site da Prefeitura: Conferência de Assistência propõe participação e controle social


Conferência de Assistência propõe participação e controle social
quinta-feira, 6 de agosto de 200916:15
Ricardo Fuchs

No dia 6 de agosto, teve início a VII Conferência Municipal de Assistência Social no auditório da Antiga Sede da Unisinos (rua Brasil, 725, Centro). O evento, que segue até às 17h30 do dia 7 de agosto, conta com a participação de delegados usuários dos serviços do sistema de assistência social, trabalhadores da assistência, representantes de entidades, de secretarias municipais e funcionários públicos, além do representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Becchara Miranda.

Abertura

Após a leitura e aprovação do regimento interno, foi realizada a abertura oficial do evento. Além de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da participação e do controle social, no encontro serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual, de 14 a 16 de outubro, e do Congresso da Cidade, que ocorrerá em dezembro, em data a ser definida.

Conferência

Para o secretário municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social, Charles Pranke, é fundamental o estímulo para que os usuários dos serviços comecem a ter uma participação ativa no processo de organização e viabilização dos serviços que a eles são prestados. "Realizamos a conferência a cada dois anos, e este é o momento de definir linhas e estratégias gerais para os próximos passos". Ele entende que os usuários precisam ser atores no processo e que a parte financeira não é a única. "As pessoas só alcançam a emancipação quando desenvolvem a capacidade de raciocínio e participação", explica. O integrante do MDS destaca a importância da avaliação periódica dos serviços. "É fundamental, pois o usuário da assistência tem espaço para expressar como está recebendo os serviços", completa. Becchara Miranda palestrou sobre a "Participação e Controle Social no SUAS".

Nenhum comentário: