quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Edital para jovens vivendo com HIV

Prorrogado prazo do edital de formação de jovens com HIV
Termina no próximo dia 17 de agosto, o prazo para jovens com HIV de todo o Brasil se inscreverem no processo seletivo para formação de líderes no tema HIV/aids.

A iniciativa inédita vai contemplar 27 jovens de ambos os sexos entre 16 e 24 anos com uma bolsa de iniciação profissional no valor de R$ 472 pelo período de 11 meses.

O projeto é uma parceria do Departamento de DST/Aids, com a PACT Brasil e agências das Nações Unidas. Os critérios para participar da seleção estão no edital, disponível nos sites das duas instituições. A expectativa é que na primeira quinzena de setembro saia o resultado da seleção.

Os jovens interessados deverão acessar os sites do Departamento de DST/AIDS do Ministério da Saúde e da PACT Brasil:

http://www.aids.gov.br/selecaopublica

http://www.pactbrasil.org/

A bolsa prevê quatro horas em atividades diárias a serem desenvolvidas em Coordenação Estadual de DST e AIDS, Serviços de Saúde de Referência para atendimento às DST/Aids e em OSC (Organizações da Sociedade Civil). Os jovens também poderão atuar em escritórios de agências da ONU, sediados em algumas cidades do país.

Dentre as atividades previstas estão a observação da rotina da gestão e de serviços, como os Centros de Testagem e Aconselhamento, dos Serviços de Assistência Especializada e hospitais-dias, além de conhecer os trabalhos desenvolvidos por organizações da sociedade civil que realizam as ações de prevenção e de apoio a pessoas vivendo com aids.

A expectativa é que ao final da formação, os jovens estejam mais preparados para debater, opinar e atuar nas ações de enfrentamento à epidemia. Espera-se que o maior conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e das políticas públicas em HIV/Aids possa contribuir para a melhoria dos cenários nacional e local da Saúde. A formação possibilita ainda que no futuro eles possam ocupar espaços de controle social, em especial no SUS, e também de gestão governamental

Nenhum comentário: