quarta-feira, 29 de julho de 2009

III Encontro de Educadores e Educadoras da SACIS



Aconteceu no dia 03 de julho de 2009, no Auditório da Antiga Sede da UNISINOS. Participaram do Encontro Educadores e Educadoras ligados(as) à Diretoria de Proteção Social Básica e à Diretoria de Proteção Social Especial que atuam em diversos programas e serviços da Secretaria. Na coordenação, a Assessoria Pedagógica da DPGE. O objetivo desse encontro mensal é fomentar a discussão sobre a prática do(a) educador(a) social no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social de São Leopoldo, na perspectiva de qualificar seu trabalho.
Como ponto de partida desse terceiro encontro, foram socializadas histórias da prática dos(as) educadores(as) que evidenciavam o papel do(a) educador(a) social . Nesse sentido, cada grupo, a partir dessa socialização, escolheu uma das histórias para ser apresentada ao grande grupo. A cada história contada, eram feitas intervenções de participantes dos demais grupos, gerando uma grande roda de conversa. O próximo encontro ocorrerá no dia 04 de setembro, das 13h 30 min às 17h, no Auditório do Centro Operário Leopoldense (COL). Não ocorrerá o encontro de agosto devido à VII Conferência Municipal de Assistência Social.

Segue uma das histórias apresentadas e discutidas.

RELATO DE UMA AÇÃO EDUCADORA (Roberta S. da Rosa – CRAS LESTE)

Em um dos coletivos do Projovem Adolescente, estávamos trabalhando o tema Cidadania e Direitos Humanos, debatendo sobre os espaços que os(as) jovens têm para se expressar, reivindicar seus direitos. Assim, conversamos sobre os direitos e deveres da criança e do(a) adolescente conforme o Estatuto da Criança e do(a) Adolescente – ECA.
Quando falamos do direito de ser respeitado(a) e do dever de respeitar, surgiram vários relatos de desrespeito a esse direito, principalmente na escola. Então, pensando em formas de resolver o problema, chegamos à ideia de Grêmio Estudantil, pois os(as) educandos(as) comentaram que não existe um na escola.
Por fim, após muita conversa e esclarecimentos, alguns(mas) educandos(as) começaram a se movimentar para organizar um Grêmio Estudantil, sabendo que, se for de interesse deles(as), a escola tem o dever de facilitar e reconhecer sua importância.

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