quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontros de Formação na DPSE


Numa das reuniões de equipe da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), com a participação da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica (DPGE), surgiu uma discussão sobre assistencialismo. Assim, chegou-se à conclusão de que há necessidade de discutir, estudar mais sobre esse e outros temas que fazem parte da Política Nacional de Assistência Social.
Combinou-se, então, que haverá um encontro mensal de formação com os(as) trabalhadores(as) dessa Diretoria, coordenado pela Assessoria Pedagógica DPGE. O primeiro ocorreu no dia 08 de junho, tratando justamente do tema que originou a necessidade de criar esse espaço: Assistencialismo X Assistência Social. O pontapé inicial dessa discussão foi uma atividade em que as pessoas interagiam com a letra da música Gente Humilde (Chico Buarque) a partir de sua experiência de vida e trabalho. A partir disso, em pequenos grupos, os(as) participantes do encontro tiveram como desafio buscar em sua prática situações/histórias que pudessem explicitar a relação Assistencialismo X Assistência Social, apresentando a reflexão ao grande grupo. As situações apresentadas geraram uma ampla discussão sobre o assunto em debate. Provisoriamente, concluiu-se que as duas concepções – assistencialismo e assistência – continuam coexistindo no desenvolvimento da política nacional e municipal de Assistência Social, e que uma das formas de romper com o assistencialismo é apostar na formação continuada dos(as) trabalhadores(as) e usuários(as).

No segundo encontro, dia 6 de julho, continuou-se a discussão, dessa vez partindo da história Vestido Azul. A polêmica surgida a partir da história desafiou os(as) participantes a ler dois textos abordando a temática Assistencialismo X Assistência Social e relacioná-los à história e à sua prática de trabalho, em pequenos grupos. Essa atividade gerou, novamente, uma bela discussão. Por fim, foi sugerida a leitura de dois outros textos sobre o assunto, na perspectiva de aprofundá-lo. O próximo encontro de formação da equipe ocorrerá no dia 10 de agosto. Segue a música Gente Humilde, utilizada no primeiro encontro como desencadeadora da discussão:

Gente Humilde (Garoto, Chico Buarque e Vinicius de Moraes)

Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a tudo
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar
São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar
Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde

Que vontade de chorar

Nenhum comentário: