segunda-feira, 29 de março de 2010

Palestra: Perspectivas socioambientais e econômicas do Brasil 2010 – 2015. Limites e Possibilidades

Em 2010, a campanha da fraternidade abordará o tema “Economia e Vida”. O Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), ao lançar a campanha, enfatizou o evangelho de São Mateus (6:24), no qual está descrita uma frase de Jesus: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Percebe-se que é um momento oportuno para debater e refletir sobre a questão da ética na economia. É neste sentido que o Instituto Humanitas Unisinos – IHU também procura se inserir no debate sobre Economia e Vida, buscando refletir sobre o tema e prospectar alternativas para ele.
Têm-se como questões centrais: é possível uma economia eticamente regulada, que seja ecológica e social? É possível pensar outra economia que esteja a serviço da vida? Será que é possível encontrar respostas concretas às necessidades humanas básicas através de uma economia ética, sustentável e eticamente regulada?
Para isso, precisa-se conscientizar a sociedade sobre as distorções da realidade econômica existente e evidenciar que outros modelos econômicos também são possíveis, os quais estejam a serviço da vida e priorizem o bem comum. Fundamenta-se o Ciclo de Palestras, com as obras de Amartya Sen (Economia e Ética) e de Marcel Mauss (Economia do Dom), e seis palestrantes abordarão o tema Economia e Vida: Paul I. Singer, Cristovam R. C. Buarque, Márcio Pochmann, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e José Eli da Veiga.
Início: 26/04/2010
Término: 11/11/2010
Horário: Das 20h às 22h
Carga horária: 16h
Local: Auditório Central – Unisinos

Nenhum comentário: