O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social premia com R$ 400 mil tecnologias sociais que resolvem questões relativas à água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde. As inscrições desta edição, que ficam abertas até 29 de maio, devem ser feitas apenas pela internet, na página www.tecnologiasocial.org.br. Podem participar instituições sem fins lucrativos - empresas públicas, governos municipais e estaduais, instituições de educação, institutos e organizações não governamentais (ONGs) - legalmente constituídas no país.
O evento de lançamento ocorrerá dia 13.05.2009 às 10 hs, na Superintendência do Banco do Brasil – Rua Honório Silveira Dias, 1830 – Subsolo 1 – Bairro Higeanópolis – Porto Alegre/ RS.
A novidade da quinta edição é a criação da categoria Participação das mulheres na gestão de tecnologias sociais, que se junta às já tradicionais Gestão de recursos hídricos, Direitos da criança e do adolescente e protagonismo juvenil e, as que determinam um ganhador para cada região do país.
A premiação foi criada em 2001 para identificar e difundir tecnologias sociais. O conceito compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social. Em 2007, foram 782 inscrições. Em 2005, foram 658 inscrições; em 2003, 634; e em 2001, 523 projetos foram inscritos.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é realizado em parceria com a Petrobras, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a KPMG Auditores Independentes. Somente são certificadas e concorrem às premiações, tecnologias sociais já implementadas, com resultados comprovados e sem fins comerciais.
Etapas - A edição de 2009 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social concederá oito premiações, das quais cinco para a categoria "Região" - uma para cada região geográfica do país -, uma para a categoria "Participação das mulheres na gestão de tecnologias sociais", uma para a categoria "Direitos da Criança e Adolescente e Protagonismo Juvenil" e uma para a categoria "Gestão de Recursos Hídricos".
O prêmio é dividido em três etapas. Todas as inscrições participam da primeira, a certificação. As certificadas, além de concorrer à etapa seguinte, de seleção, passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais e recebem o Certificado de Tecnologia Social conferido pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e Petrobras.Em 2007, 120 inscrições foram certificadas. Em 2005, 113 tecnologias sociais foram certificadas e na de 2003 esse número atingiu 96 ações. Em 2001, foram feitas 128 certificações. Atualmente, existem no Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação BB 451 tecnologias sociais. As oito instituições responsáveis pelas tecnologias sociais vencedoras receberão R$ 50 mil, cada, para utilizar em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário