Então...
Este ano aconteceu o Fórum Social Mundial (FSM) em Belém. Como é de costume, na ocasião iniciou-se o debate sobre o próximo Fórum, especialmente sobre o local de sua realização.
Uma das decisões já tomadas é de que, em 2010, não haverá um único FSM centralizado, mas serão realizados fóruns em várias regiões do mundo (já estão confirmados eventos no México e na África do Sul).
Para quem tem acompanhado as edições anteriores, em 2010 o FSM completa 10 anos. Tendo isso em vista, sugeriu-se que se fizesse um evento avaliativo e comemorativo, propondo Porto Alegre como sede deste evento.
Ainda em Belém, representates do Vale do Sinos propuseram que o evento não acontecesse apenas na cidade de Porto Alegre, mas envolvesse a região metropolitana, mais especificamente as cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
A idéia vingou, e agora está em processo de organização. Vale lembrar que o FSM é uma iniciativa dos movimentos sociais e que os governos participam dando suporte (infraestrutura e financeiro).
O que já se fez?
Foram realizadas reuniões em Porto Alegre para encaminhar a questão. Até o momento se tem a indicativa de que, entre os dias 23-27 de Janeiro de 2010 será realizado um Seminário de Avaliação em Porto Alegre com os principais atores e nomes nestes 10 anos de FSM. Este seminário será restrito a um número determinado de participantes e será desenvolvido pelas manhãs. Na parte da tarde é que se pretende envolver as cidades vizinhas, especialmente aquelas interligadas pelo trem, o que facilita o deslocamento, com atividades diversas com metodologia ainda a ser definida. Na parte da manhã, estas cidades também organizarão espaços públicos onde o seminário será transmitido e poderá ser acompanhado pela população e participantes do FSM.
O Prefeito Ary Vanazzi já sinalizou a disposição de São Leopoldo de participar deste processo como uma das cidades da região metropolitana a sediar eventos ligados ao FSM. Neste sentido, foram convidados diversos setores do governo para pensar de que forma se dará esta participação e mobilizar os movimentos sociais da cidade para que se envolvam neste processo, visto que são os protagonistas do FSM. Uma primeira reunião de mobilização aconteceu ontem, 15 de abril, com aproximadamente 20 participantes.
Próximos passos
Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, às 9:00h, na sede da CUT em Porto Alegre, será realizada uma plenária que deve definir algumas questões metodológicas e eleger um Comitê Local para coordenar este processo. Lideranças comunitárias, de grupos e movimentos sociais de São Leopoldo devem participar.
A partir desta reunião, no dia 23 de abril, deve ser feito o lançamento oficial deste evento que, embora seja um Seminário Avaliativo, dado que trará para Porto Alegre e região metropolitana os principais atores do FSM, deve se tornar um grande evento e referencia no mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário