quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CONHENCENDO PRÁTICAS DE HORTAS EM PROJETOS SOCIAIS

Como iniciativa do grupo gestor do projeto Caminhos da Horta Comunitária, uma comitiva de 38 pessoas, integrada por representantes da SACIS (CRAS Oeste, Norte, Centro, do DPSB e DPGE), pelos participantes das hortas da Cooperprogresso e Cooperhabitar e por representantes da Cooperativa de Serviços Educacionais, entidade parceira na execução do projeto, realizou um dia de visitas com o objetivo de conhecer práticas de produção de alimentos em hortas comunitárias.

Na parte da manhã, a visita aconteceu na Horta Comunitária Joanna de Ângelis, situada no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. Esta Horta, na verdade, consiste num projeto amplo que envolve diversas atividades de cunho social, cultural, educativo e profissional com crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Todos/as nós visitantes ficamos bem impressionados com o que vimos, ouvimos e conversamos nesta visita e saímos de lá com um “gostinho de quero mais”!

Em seguida, o grupo tomou o rumo em direção ao acampamento do MST no município de Nova Santa Rita. Lá o grupo teve oportunidade de conhecer um pouco da dura realidade que envolve a luta por um pedaço de terra que as famílias de sem terras enfrentam em nosso Estado.

Por volta das 14 h seguimos rumo à localidade de Itapuí, no município de Nova Santa Rita, para visitar um assentamento do MST implantado há cerca de 15 anos. Aí visitamos a família do sr. Olímpio que possui um lote de 13 hectares e desenvolve uma diversidade de atividades produtivas, na linha ecológica, e pelo que pudemos constatar, encontra-se numa condição de vida muito boa.

Enfim, a visita aos três locais referidos proporcionou a todos/as uma idéia da diversidade de ações e iniciativas, mais ou menos complexas, mais ou menos estruturadas, possíveis de serem realizadas e que podem servir de inspiração para projetos que queiramos estimular em nossas áreas de atuação .

Alcido Arnhold – assessor DPGE

Nenhum comentário: