quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FORMAÇÃO OUTUBRO 2011

São Leopoldo, 14 de setembro de 2011.


Prezada trabalhadora, prezado trabalhador da SACIS,

Várias vezes vocês já devem ter ouvido alguém dizer que o processo de estruturação da Política de Assistência Social é bastante recente, que o SUAS está em processo de implantação e que a própria SACIS, enquanto estrutura municipal da Política de Assistência, foi criada apenas em 2005. Isso traz algumas questões importantes para o cotidiano do nosso trabalho. É preciso que conheçamos esses processos, nos apropriemos deles e também estejamos atentos/as para as mudanças.

Desde a criação da SACIS sempre tivemos uma preocupação com a qualificação dos/as profissionais que atuam na Assistência Social. Acreditamos que isso é fundamental tanto para que haja clareza com relação ao que entendemos seja o papel dessa Política, mas também porque o cotidiano de trabalho nos coloca questões para as quais precisamos sempre estar em processo de diálogo e aprendizado. Isso foi reafirmado recentemente pela Conferência de Assistência Social que apontou a necessidade de uma política de educação permanente.

No início ano de 2011 houve mudança de grande parte do quadro de trabalhadores/as da Secretaria. Embora houvesse uma prática de realizar um programa de formação básica com nossos/as profissionais, não foi possível fazê-lo nesse período, considerando também a grande demanda que essa mudança significou.

Por esse motivo, temos discutido a necessidade e a forma de realizar um processo de formação intensiva (semelhante à formação básica) para os/as trabalhadores/as da SACIS. A partir dessa discussão, definimos que, durante o mês de outubro, estaremos realizando um grande processo de formação com todos/as os/as trabalhadores/as.

Julgamos que isso será fundamental para termos maior unicidade no desempenho das nossas atividades específicas, entendendo-as dentro de um contexto mais amplo e, assim, qualificando o atendimento prestado à população.

Essa formação será realizada da seguinte forma:

Seminário inaugural
1º encontro: Proteção Social Básica
2º encontro: Proteção Social Especial
3º encontro: Vigilância e monitoramento
4º encontro: Trabalho na Assistência Social
Cada participante receberá certificado correspondente ao número de horas, bem como material de apoio para cada temática.

Solicitamos que você discuta com a Coordenação da sua equipe a sua forma de participação e faça a sua inscrição!

Contamos com a sua presença e o seu envolvimento nesse processo!

Charles Roberto Pranke
Secretário Municipal da Assistência Social

Nenhum comentário: