quarta-feira, 6 de julho de 2011

3º Seminário Creas São Leopoldo: O Trabalho Interdisciplinar na Equipe de Referência - 22 de julho de 2011

A Secretaria de Assistência, Cidadania e Inclusão Social de São Leopoldo – SACIS tem como uma das suas linhas gerais de trabalho a educação permanente dos/as trabalhadores/as. Todas as suas unidades possuem, dentre os seus objetivos, desenvolverem ações tendo em vista a formação profissional, a qualificação, a requalificação, a especialização, o aperfeiçoamento e a atualização da equipe de trabalho.


Neste contexto, a proteção social especial de média complexidade desenvolve o projeto “CREAS em Formação”, que garante espaço semanal dentro da rotina de trabalho destinado à reflexão sobre temas presentes no cotidiano do serviço e à produção de conhecimentos. Além disso, organiza, desde 2009, um seminário anual onde são trocadas informações e experiências com a rede de atendimento de São Leopoldo e com trabalhadores/as de CREAS de diversos municípios do estado.

Neste momento, a equipe está organizando o III Seminário do CREAS SL - O trabalho interdisciplinar na equipe de referência. O tema escolhido foi decorrente das discussões semanais acerca da composição, perfil e atribuições da equipe de referência, trabalho interdisciplinar e especificidades da atuação de cada profissional nos serviços de média complexidade. Abordar este assunto vai ao encontro das necessidades da equipe, mas também, de uma demanda social que extrapola seus limites, visto que converge com as discussões realizadas no Encontro Nacional dos Trabalhadores do SUAS, ocorrido em março deste ano.

Além disso o seminário, ainda que de forma indireta, integra-se à etapa de mobilização que antecede a VIII Conferência Nacional de Assistência Social, cujo tema é “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. A reflexão ampliada acerca do trabalho interdisciplinar na equipe de referência contribuirá para qualificar o debate acerca do subtema em nivel local e sensibilizará os trabalhadores para participação junto aos usuários.

Sendo assim, estão convidados/as todos/as os/as trabalhadores/as da SACIS, da Rede de Atendimento de São Leopoldo e dos demais municípios do estado. O evento acontecerá no dia 22 de julho de 2011, com inscrições gratuitas, porém limitadas, através do email creasdpsesacis@gmail.com. As informações serão atualizadas no blog creasdpsesacis@blogspot.com.

A programação do seminário está organizada em duas partes. A primeira, durante amanhã, será destinada a todos/as os/as trabalhadores/as do SUAS. Serão apresentados dois painéis, acompanhados de debate, sobre grandes temas relacionados ao trabalho na Política Nacional de Assistência Social. A segunda parte, durante a tarde, terá como objetivo aprofundar a discussão através de Grupos de Trabalho com temas específicos.

Confira a programação...

3º Seminário Creas São Leopoldo:
O Trabalho Interdisciplinar na Equipe de Referência
22 de julho de 2011
08h00min – Credenciamento
08h30min – Abertura
09h00min - Painel: As equipes de referência no SUAS
10h30min – Painel: O trabalho interdisciplinar
12h00min – Intervalo
13h30min – Grupos de Trabalho:
1. O trabalho interdisciplinar em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes
2. O trabalho interdisciplinar frente à situação de rua
3. O trabalho interdisciplinar com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e suas famílias
4. O trabalho interdisciplinar junto a idosos, pessoas com deficiência e suas famílias em situações de violação de direitos
17h00min – Encerramento

Local: Escola Superior de Teologia – EST /Prédio Rosa (Rua Amadeo Rossi, 467 - Bairro: Morro do Espelho - São Leopoldo-RS)

Inscrições: Unicamente através do email creasdpsesacis@gmail.com, no período de 1º a 20 de julho. Informações necessárias: nome, profissão, entidade/instituição, município e opção de Grupo de Trabalho. As inscrições são gratuitas, porém, limitadas.

Informações: No blog (creasdpsesacis.blogspot.com), através do email ou do telefone 3568. 7710
--
CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Diretoria de Proteção Social Especial / SACIS
Rua São Joaquim, nº600 - Centro - São Leopoldo
(51) 3568. 7710 - www.saoleopoldo.rs.gov.br
http://creasdpsesacis.blogspot.com/

Nenhum comentário: