sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Escola Castro Alves e CRAS Oeste promovem ciclo de palestras

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, do Bairro Vicentina, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, promoveu palestra sobre limites e afetividade, na última quarta-feira (27). A psicóloga convidada, Fabiane Moraes, falou sobre a complexa tarefa de educar os filhos a cada etapa da vida. Segundo ela, isso desafia a criatividade e a flexibilidade dos pais, pelo muito que deles se exige em termos de tempo, dedicação e mudança de comportamento e de atendimento às necessidades e às solicitações dos filhos. A profissional também frisou que a qualidade do tempo que os pais estão com os filhos é mais importante que a quantidade deste tempo.

Esta foi a segunda de um ciclo de palestras a serem realizadas no colégio. ¿Acreditamos que o papel da escola e da família é educar nossas crianças e jovens para a autonomia e para a vida cidadã. Isso implica, fundamentalmente, em dar a eles responsabilidades, deixando, aos pouco, de fazer por eles o que eles já conseguem realizar sozinhos¿, diz a diretora Andreia Vilanova. Ela conta que a iniciativa surgiu da procura de pais por informação e orientação quanto à forma de lidar com os filhos. ¿Os pais têm grande interesse em discutir esses assuntos, alguns chegavam na escola dizendo que não sabiam mais o que fazer¿, revela. O evento conta sempre com a presença de Fabiane Moraes e, após a palestra, há espaço para debate entre pais, professores, e a conselheira tutelar Catia Dutra.
Os encontros ocorrem sempre às 18h30. A escola fica na Rua Soldado Lopes, 196, Bairro Vicentina, e atende pelo telefone 3554-0991. Os próximos temas a serem debatidos são: Como conversar sobre sexualidade com nossos filhos, no dia 11 de novembro; bullying, no dia 25 de novembro; e a retomada das conversas anteriores, no dia 9 de dezembro.

Nenhum comentário: