Companheiros e companheiras de trabalho e luta,
Na próxima segunda-feira, 31 de maio, às 19 horas, acontece a Plenária Temática do Orçamento Participativo 2010 “Qualidade de Vida”, no auditório do Colégio São Luis (Av. João Corrêa s/n). Em geral, nos acostumamos a pensar no Orçamento Participativo como espaço de deliberação sobre obras fundamentais para a cidade e a sua população. Poucas vezes, no entanto, pensamos nesse espaço como lugar de diálogo e construção de políticas sociais que ultrapassem obras estruturais e revertam em benefício para a população através de ações diretas com a população através de programas, projetos, serviços e benefícios. Na plenária temática do dia 31 de maio, queremos justamente fazer a discussão sobre esse aspecto e apresentar propostas de temas e questões prioritárias para apreciação da população. Por isso, a sociedade civil (através da comunidade ou organizações e entidades) e o governo são convidados a apresentar propostas para debate e deliberação.
Nessa oportunidade, diversas secretarias e diretorias da administração municipal estarão apresentando o trabalho que realizam, bem como propostas para avaliação da população. Por parte da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social, estaremos apresentando três propostas:
- a qualificação das ações conveniadas através do aumento de recurso para conveniamento e do valor per capita repassado às instituições para os atendimentos realizados
- o aumento do número de famílias beneficiárias da transferência de renda municipal através do Programa de Auxílio Solidário.
- a construção do Lar de Convivência de longa permanência (Asilo Municipal).
Acreditamos que estas sejam propostas de interesse e para benefício da comunidade e da população em geral, visando ao enfrentamento e superação das situações de vulnerabilidade e risco social na nossa cidade.
Para tanto, convocamos cada um e cada uma, trabalhador/a da Assistência Social, responsáveis e trabalhadores/as das entidades de Assistência Social e comunidade em geral para que participem ativamente desse debate, trazendo suas idéias e propostas. Dessa forma, em conjunto, governo e sociedade civil, através do instrumento de participação democrática que é o Orçamento Participativo, poderemos estabelecer as prioridades e diretrizes para a Administração Municipal na temática “Qualidade de Vida”. Estaremos, também, promovendo efetivamente uma mudança de paradigma e garantindo os recursos para ações fundamentais para continuar construindo uma nova cidade.
Circulem essa informação e ajudem a convidar e mobilizar toda a comunidade.
Fábio Bernardo da Silva
Secretário de Assistência, Cidadania e Inclusão Social
São Leopoldo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário