De 1° a 5 de dezembro ocorrem as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2009, em São Leopoldo. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE/DST Aids), em parceria com as secretarias municipais de Assistência Cidadania e Inclusão Social (Sacis) e de Educação e Desporto (Smed), promove ações preventivas em cinco regiões de São Leopoldo. Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alexandre Roso, as atividades preventivas irão ao encontro dos leopoldenses em ações descentralizadas. "Assim é a política de saúde do município", diz Roso. De acordo com o coordenador do SAE/DST Aids, Gabriel Rosseto, as palestras e oficinas educativas, e outras ações visam promover a prevenção primária do HIV/Aids e co-infecções.
Programação:
- Dia 1° de dezembro, às 8h30, está previsto um culto ecumênico. Às 9h, haverá um café da manhã com autoridades do município e comunidade, às 9h30 será a abertura oficial das atividades e às 10h ocorre a palestra "Contextualizando", com o coordenador do SAE Gabriel Rosseto na Associação de Difusão do Evangelho e Promoção Humana, localizado na rua Paraguassú, 220 - Parque Campestre - São Leopoldo.
- Dia 2 de dezembro, às 9h, ocorrerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Zona Oeste (Travessa Paulo Couto 125, Bairro Vicentina) palestras educativas, apresentações artísticas, distribuição de preservativos e exames preventivos. Às 14h, haverá apresentações de filmes informativos sobre a doença na Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São Cristóvão.
- Dia 3 de dezembro, às 10h, será discutida a Aids na terceira idade, no Lar São Francisco (ao lado do Hospital Centenário). Este tema será abordado pelo coordenador do SAE Gabriel Rosseto e pela assistente social Nizete Petry. No mesmo dia, às 14h, ocorrão palestras educativas, apresentações artísticas, distribuição de preservativos e exames preventivos na Emef Maria Edila da Silva Schimidt, que fica na rua Atalíbio Taurino de Resende, 112, bairro Rio dos Sinos.
- Dia 4 de dezembro, a transmissão vertical (de mãe para filho) será debatida na região Leste, na Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias. Os palestrantes serão o médico Daniel Dewes e a nutricionista Denise Ritter.
- Dia 5 de dezembro - o encerramento das atividades será no sábado, a partir das 9h, no Cras Centro Sul, localizadona rua Oswaldo Aranha 56. No local haverá apresentações teatrais com os alunos das escolas municipais Geraldino Sperb e Zaira Hauschild.
Nenhum comentário:
Postar um comentário