segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seminário da Sacis discute exploração sexual, violência e assistência social

A Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis) está realizando, dias 26 e 27, a primeira edição do Seminário do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O encontro, que ocorre no plenário da Câmara de Vereadores, tem como atividades palestras, debates e explanações sobre políticas públicas do setor nas áreas da terceira idade, moradores de rua, portadores de deficiência e exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
O primeiro dia contou com apresentação da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), do Creas e palestra sobre política nacional e sistema único de assistência social. Ocorreu ainda explanação sobre o Serviço de Proteção Social Especial a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e Abuso sexual e suas famílias, com mesa redonda sobre o tema, debate e lançamento da cartilha Rompendo o Muro do Silêncio. O material foi apresentado oficialmente e entregue ao prefeito Ary Vanazzi, que participou do seminário na manhã desta quinta-feira. Nesta sexta-feira (27), as atividades recomeçam às 8h30min com apresentação do serviço de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de violação de direitos.Logo depois ocorre palestra sobre direitos dos idosos e das políticas de auxílio aos moradores de rua. A partir das 13h30min ocorrerão quatro oficinas, que terão como temas abuso sexual, pessoas com deficiência, situação de rua e medidas socioeducativas.
Em seguida, exposição sobre o serviço de proteção especial a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e mesa redonda com o tema Além do ato infracional – o adolescente e sua família. Representantes de São Leopoldo, Veranópolis, Gravataí, Novo Hamburgo, Esteio, Passo Fundo, Sapucaia do Sul e Canoas participaram do primeiro dia de trabalhos. “O seminário tem como finalidades principais explicar o que é o Creas e seu papel na valorização dos direitos humanos, além de capacitar nossos colaboradores no âmbito da proteção social especial”, destacou o secretário da Sacis, Charles Pranke.

fonte:www.vivasaoleo.com.br

Nenhum comentário: