Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social vai valorizar práticas governamentais, ações e estudos
Lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nesta quarta-feira, em Brasília, o prêmio abrangerá boas gestões municipais, estaduais ou do Distrito Federal e também da sociedade civil
Com a meta de consolidar experiências e integrar ações e políticas sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou, nesta quarta-feira (25/11), em Brasília, o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social - Ações Integradas para Promoção e Proteção Social,. Uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Rosani Cunha, falecida em novembro de 2008, o prêmio pretende divulgar e valorizar as práticas bem sucedidas de gestão governamental de Municípios, Estados ou do Distrito Federal, da sociedade civil, além de estudos acadêmicos produzidos por pesquisadores.
Durante a solenidade, que contou com a presença de todos os secretários do MDS, o ministro Patrus Ananias lembrou a ex-secretária Rosani Cunha. “Estamos homenageando uma pessoa que foi um modelo, exemplo de servidora pública, dedicada, competente, transparente e ao mesmo tempo tocada por um profundo sentimento de amor ao povo, às pessoas, especialmente aos pobres”, comentou. O ministro disse que o prêmio é uma conquista daqueles que vêm construindo o ministério ao longo de quase seis anos. “E nós estamos integrando essas ações e, inclusive, estabelecendo um prêmio que não é especifico para nenhuma área, mas que contempla a ideia do desenvolvimento social na sua amplitude”, destacou. O irmão de Rosani Cunha, Afonso Oliveira Cunha, foi um dos convidados da solenidade.
Premiação - As inscrições para a primeira edição do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social - Ações Integradas para Promoção e Proteção Social estão abertas até 15 de janeiro de 2010 e podem ser feitas por meio do site do ministério: www.mds.gov.br. Para isso, os interessados devem acessar o banner, preencher o cadastro e fazer, então, sua inscrição.
O prêmio será bianual. No total, serão contemplados 21 trabalhos nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda e inclusão produtiva. A seleção ocorrerá em três etapas e serão premiadas 12 ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal (DF) – sendo quatro para governos estaduais ou do DF e oito para governos municipais. Na modalidade Práticas da Sociedade Civil serão selecionadas quatro iniciativas. Outros cinco prêmios serão distribuídos para Estudos Acadêmicos – sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.
Para serem inscritas, as práticas de gestão governamental ou as da sociedade civil devem estar vigentes há pelo menos um ano. Já os estudos acadêmicos devem ser inéditos e ter no mínimo 20, e no máximo 25 páginas. A premiação ocorrerá em março de 2010 e dará aos vencedores viagens internacionais e nacionais de intercâmbio para a apresentação de seus trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário