quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conferência Nacional de Assistência Social

Brasil está mobilizado para a VII Conferência Nacional de Assistência Social

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) vão promover, em Brasília (DF), entre 30 de novembro e 3 de dezembro, a VII Conferência Nacional de Assistência Social

Com o tema “Participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, os participantes da VII Conferência Nacional de Assistência Social vão discutir a qualidade dos serviços, as experiências bem-sucedidas dos Municípios e os entraves que dificultam maior participação dos usuários. Para enriquecer os debates, os 26 Conselhos Estaduais de Assistência Social e o Conselho de Assistência Social do DF promoveram conferências para debater a participação e o controle social no SUAS. Em cada um desses encontros, tanto o MDS quanto o CNAS enviaram representantes, entre secretários, diretores, coordenadores, assessores, técnicos e conselheiros.
Para a secretária-executiva do MDS, Arlete Sampaio, os encontros estaduais foram de fundamental importância para a Conferência Nacional. “São espaços privilegiados de debates para que possamos dar um passo à frente na consolidação do SUAS”, afirma.
O ex-morador de rua Samuel Rodrigues declarou, durante a Conferência Estadual de Roraima, que, para o êxito do SUAS, toda a sociedade precisa entender que a efetivação dessa política é um direito e não um favor. “Somente assim poderemos falar em verdadeira participação e controle social", ressaltou Rodrigues.
É fundamental reunir todos os atores da política pública de assistência social durante os debates. Essa é a avaliação da diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque. “A conferência tem o papel de encontrar os rumos para a democratização do SUAS”, afirma.
Delegados – As vagas de delegados foram distribuídas de modo a garantir representações municipais, estaduais e do Distrito Federal. Os representantes são paritariamentedivididos entre governamentais e da sociedade civil. Além deles, os 36 conselheiros nacionais do CNAS (os delegados natos) e os 88 delegados nacionais vão estar no evento de Brasília.
A expectativa é de que 2,3 mil pessoas participem da VII Conferência Nacional de Assistência Social.
Outras informações estão disponíveis na internet (http://www.mds.gov.br/sites/vii-conferencia-nacional-de-assistencia-social). .

Nenhum comentário: