domingo, 27 de setembro de 2009

Notícias sobre o Emancipar/RS na região Nordeste‏





No dia 24/09 representantes da SACIS (Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social), CRAS Nordeste e FGTAS (Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social) realizaram o primeiro encontro com a comunidade e integrantes da rede socioassistencial da região Nordeste para apresentar a proposta do Programa Emancipar. A atividade aconteceu às 15h, na EMEF Maria Edila, Bairro Rio dos Sinos.
O Emancipar-RS "é um programa integrado de desenvolvimento social local, voltado à emancipação de pessoas, famílias e comunidades socialmente vulneráveis. A meta é abranger 100 municípios até 2010, com envolvimento de 24 mil famílias e investimento inicial de R$ 143 milhões, com ações de habitação, regularização fundiária, empreendedorismo, microcrédito, educação, saúde, cultura e outras. As comunidades são selecionadas conforme indicadores tais como: menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), déficit habitacional e necessidade de atendimento pelo Bolsa Família". Em São Leopoldo, o programa será destinado a 200 famílias da Vila Progresso.
O encontro contou com a participação de representantes de grupos do Programa de Auxílio Solidário, da Associação de Moradores da Vila Progresso, Associação de Moradores do Rio dos Sinos, integrantes do Projovem Adolescente, da Trensurb, da Escola Maria Edila, da Brigada Militar, SENAI, SENAC, PELC, Secretaria Geral do Governo Municipal e Secretaria Municipal de Habitação.
Os próximos passos são: a participação do município na rodada de negociação, a realizar-se na FGTAS; a elaboração do plano de trabalho; a apresentação da foto social da comunidade na reunião da rede socioassistencial no dia 13/10; e a mobilização permanente da comunidade para a implantação do programa.

Equipe do CRAS Nordeste

Nenhum comentário: