sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Projeto Caminhos da Horta Comunitária

Saiu no site da prefeitura...

O prefeito Ary Vanazzi visitou os locais onde é desenvolvido o projeto Caminhos da Horta Comunitária no dia 14 de agosto. A primeira visita ocorreu na Vila dos Tocos, na horta organizada pela Cooperativa Habitacional Cooperprogresso. A outra horta fica na vila Antônio Leite e tem como parceira a Cooperativa Habitacional Cooperhabitar.
O projeto foi criado pela Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Assistência Cidadania e Inclusão Social (Sacis), em abril de 2008 e é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa visa fortalecer a produção e a comercialização dos grupos de alimentação de economia solidária de São Leopoldo.
Merenda
Na horta da vila dos Tocos, Vanazzi parabenizou as pessoas que atuam no local e disse que este é um projeto estratégico na área da inclusão social. "As cooperativas estão de parabéns, pois a idéia não é apenas construir casas é preciso criar mecanismos de sustentabilidade e fortalecer o sentido participação nas comunidades", afirmou. O prefeito também sugeriu que a produção excedente seja comercializada para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Smed) para ser utilizada na merenda escolar.
Ampliação
Segundo o diretor da Sacis, Fábio Bernardo da Silva, o projeto deve ser ampliado. "Temos verbas liberadas pelo MDS, agora temos que elaborar projetos e encontrar novas áreas para poder criar mais hortas na cidade", revelou.O coordenador de núcleo da Sacis, Irenio Antonio Massoco, salientou que agora a secretaria está em busca de novas parcerias. "Como na Santa Marta já havia uma parceria com a Unisinos, com o Caminhos procuramos abranger outros locais, sempre priorizando espaços com vulnerabilidade social. Agora, pretendemos fazer uma integração entre a prefeitura e a universidade, incluindo a Santa Marta no projeto e mais tarde expandindo para outras áreas da cidade" disse.
Inclusão
Na vila dos Tocos participam 40 famílias, a maioria integra o Projeto Auxílio Solidário (PAS). Eles produzem em uma área de meio hectare e estão conseguindo, além da produção própria, vender para outras pessoas e para pequenos mercados da comunidade.Lurdes de Fátima Lima, 48 anos, é uma das pessoas que atuam na horta. Segundo ela, o projeto ajuda muito os participantes. "Vejo que agora as famílias têm mais coisas para botar na mesa. Estamos com a perspectiva de um futuro melhor", acrescentou.
Caminhos da Horta Comunitária
O objetivo do projeto é incentivar e apoiar a implantação de pequenas unidades urbanas de produção de alimentos, utilizando um conjunto de tecnologias com metodologias facilmente reaplicáveis, de baixo custo, articuladas e integradas nas dimensões social, econômica, ambiental e cultural, enquanto estratégia ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social.

Nenhum comentário: