sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28 de agosto: Lançamento do 1º Congresso da Cidade de São Leopoldo


Para conferir um caráter mais participativo às ações do governo e buscando o envolvimento dos mais diversos setores da sociedade, a prefeitura promoverá o 1º Congresso da Cidade de São Leopoldo, que consiste num planejamento para os próximos 10 anos. A iniciativa pretende construir uma agenda de realizações que deverão determinar o desenho do município no ano de 2020.A abertura do congresso ocorrerá no dia 28 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal (rua Oswaldo Aranha, 934). O palestrante será o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Ele abordará o o tema "A crise no Brasil e seus desdobramentos".

Desenvolvimento sustentável

Além de obras estruturais e políticas públicas já implantadas desde 2005, o congresso quer discutir um projeto de desenvolvimento sustentável, com diretrizes estratégicas que orientarão não só a ação governamental, mas também a iniciativa privada e os movimentos sociais, estabelecendo um espaço urbano mais intenso e harmonioso.

Delegados

Segundo o coordenador do congresso, o secretário de Planejamento e Coordenação, Marcel Frison, a atividade terá um caráter deliberativo. "A instância máxima é o Plenário do Congresso, formado por delegados eleitos e uma representação do governo municipal indicada pelo prefeito", revelou.A eleição de delegados se dará em dois níveis: nas Conferências Municipais, nas Plenárias Populares das oito regiões do Orçamento Participativo (OP). Também podem eleger delegados todas as entidades de classe, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e associações que convoquem assembléia geral para este fim. "A São Leopoldo que queremos em 2020 estará expressa no documento final decidido pelo Plenário do Congresso, através da apreciação do documento base, das emendas colhidas durante o processo, que inicia em 28 de agosto e culmina com o encontro de 26 a 28 de novembro, e das emendas dos delegados", complementa Frison.

Palestrante

Arno Hugo Augustin Filho, nascido em Carazinho, Rio Grande do Sul, em 1960, é economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1983. Ocupou vários cargos no setor público estadual e federal, destacando-se: Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda - 2003/2004, Secretário Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul - 1999/2002 e Secretário da Fazenda de Porto Alegre - 1992/1998. Em junho de 2007, foi designado Secretário do Tesouro Nacional.

Nenhum comentário: