sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saiu no site da Prefeitura sobre a atualização do cadastro do Bolsa FamíliaEncerra-se em um mês prazo para atualização de cadastro no Bolsa Família

Encerra-se em um mês prazo para atualização de cadastro no Bolsa Família
sexta-feira, 24 de julho de 200915:30

As famílias que nos últimos dois anos não fizeram atualização do cadastro no Bolsa Família têm até o dia 31 de agosto para efetuar a regularização. Em São Leopoldo são aproximadamente 7.000 beneficiárias. Destas, cerca de 3.500 famílias correm o risco de ter bloqueado e posteriormente cancelado o benefício junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), gestor do programa. Estas pessoas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região para averiguar a situação cadastral e, se necessário, fazer atualização.

Atualização
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis), Charles Roberto Pranke, a maioria não atualiza o cadastro, o que é necessário pelo menos a cada dois anos e sempre que houver alterações, especialmente com relação à renda familiar, mudança de endereço e transferência de escola. Segundo Pranke, para estimular a adesão, desde março as famílias passaram a receber um aviso no extrato bancário solicitando a atualização.
Além disso, uma equipe da Sacis faz visitas in loco desde maio e a prefeitura contratou uma equipe para trabalhar exclusivamente neste processo. "Ir até a casa deles reforça a fidedignidade dos dados colhidos, visto que várias questões sobre a realidade da família podem ser melhor observadas. Mas, além da visita, a atualização compreende um processo complexo de gestão das informações por meio do sistema construído e disponibilizado pelo MDS", diz Pranke, lembrando que o cadastro visa a garantir a transparência e bom uso do recurso repassado às pessoas em maior situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário: