quarta-feira, 8 de julho de 2009

Em Sapiranga: Alcido Arnhold palestra sobre Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária


Economia Popular é debatida em seminário
Sapiranga - Centenas de pessoas ligadas aos movimentos sociais de Sapiranga participaram nesta sexta-feira (03) do 1° Seminário de Economia Solidária e Cooperativismo, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED). O tema "Economia Solidária X Cooperativismo...Uma Ideia a fomentar" foi organizado pela Coordenadoria da Mulher. O objetivo é organizar grupos dispostos a trabalhar alternativas ao mercado de forma cooperativada ou por meio da cotização de seus membros.

Entre os palestrantes, a doutora em Jornalismo Neusa Ribeiro, que realiza pesquisas sobre Redes Informais de Comunicação com a Participação das Mulheres. Neusa falou sobre a economia solidária e geração de renda e sua experiência como extensionista da Incubadora de Economia Solidária da Feevale.

O consultor em Direitos Humanos e Segurança Pública, Alexsander Silveira palestrou sobre o "ECOPOSOL, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos: Um Olhar sobre a Geração de Trabalho e Renda". Silveira é consultor no programa de Capacitação dos Empreendimentos Autogestionários em Economia Popular Solidária da Ufgrs e na Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI) do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O diretor da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS, Frank Volcan, tecnólogo em cooperativsmo, que também é vice-presidente da Organizacãodas Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), falou de "DesenvolvimentoLocal e Cooperativismo".

Já o palestrante Alcido Anildo Arnhold, professor formado em Sociologia Urbana e História da América, tratou do tema "Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária". Arnhold é assessor da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social de São Leopoldo. Ele relacionou o tema de sua palestra com políticas públicas degeração de trabalho e renda.

Nenhum comentário: