quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública

A Faculdades EST abriu um edital complementar para o Curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública, com inscrições até o dia 31 de Julho.
As aulas ocorrerão na sexta à noite e sábados durante o dia em calendário ainda a ser definido. O valor da mensalidade é de R$ 200,00. Existe a possibilidade da EST conceder desconto de até 50% para trabalhadores/as da Sacis.
Quem tiver interesse deve entrar em contato com André da DPGE (3568 6757, ramal 222) e deve inscrever-se para a seleção na própria EST o mais rápido possível.

Outras informações pelo site da Faculdades EST - www.est.edu.br

Segue o edital do curso.

ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA/FACULDADES EST
EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

O Reitor da Escola Superior de Teologia/Faculdades EST, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estarão abertas, no período de 22-31 de julho de 2009, as inscrições para o processo seletivo de candidatos para complementação de vagas ao Curso de Especialização (Lato sensu) em Direitos Humanos, Cidadania e Processos de Gestão da Segurança Pública, atendendo as diretrizes da SENASP, a seguir dispostos:
1 – INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 – A inscrição respeitará o prazo mínimo de 7 dias após a publicação do respectivo Edital de Seleção.
1.2 – A seleção de alunas e alunos será realizada pela EST, em conformidade com os critérios abaixo descritos.
1.3 – Após a seleção pela EST, a lista com os nomes de alunas e alunos aprovados e selecionados será homologada pela SENASP e publicada no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e divulgada em órgãos de divulgação da Segurança Pública.
1.4 – A SENASP fará a homologação dos nomes das alunas e dos alunos aprovados antes do início das aulas do primeiro módulo.
1.5 – Recursos cabíveis serão aceitos até três dias úteis após a publicação do resultado da seleção, conforme prazos e datas fixados nesse Edital de Seleção, e serão analisados pela Coordenação Acadêmica do curso e pelo Conselho de Pós-Graduação da EST.
2 – DOS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
2.1 – Da Inscrição: Será feita presencialmente na sede da instituição, Rua Amadeo Rossi, 467, São Leopoldo/RS, em formulário próprio, ou via internet, em formulário on-line, encontrado no site www.est.edu.br/edital/segurancapublica
2.2 – A seleção das candidatas e dos candidatos para ingresso no curso será realizada mediante prova escrita e entrevista, e da documentação exigida pelo programa, conforme a seguir disposto:
a) Prova escrita e redação: coordenadas por docentes do Programa de Pós-Graduação da EST ou por docentes convidados de outras instituições, conforme o Edital de Credenciamento para Ensino Superior 001/2007, Proc. nº 08020.001273/2007-20, da Coordenação-Geral de Logística – SPOA/SE/MJ e do Núcleo de apoio à Comissão Permanente de Licitação do Ministério da Justiça, homologado pelo Conselho de Pós-Graduação da EST, constante na ata de 17 de junho de 2009.
b) Entrevistas: coordenadas por bancas de docentes, constituídas segundo critérios do Conselho de Pós-Graduação da EST.
c) Parecer descritivo com razões pela escolha do curso, caracterizando uma proposta de tema para projeto de monografia de curso.A nota mínima de aprovação deverá ser igual ou superior a 6.
2.3 – Documentos para inscrição:
2.3.1 – Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação, certificado de Conclusão do Curso ou Atestado de Matrícula com previsão de conclusão do Curso para o primeiro semestre letivo de 2009;
2.3.2 – Fotocópia do Histórico Escolar (Curso de Graduação);
2.3.3 – Fotocópias dos seguintes documentos: CPF, Cédula de Identidade; Título Eleitoral e comprovante de quitação militar (para os homens);
2.3.4 – comprovante de inscrição, devidamente preenchido, via web, impresso e assinado e, quando for o caso de candidatos não pertencentes à categoria de profissionais da segurança pública (vide público alvo).
2.3.5 – Autobiografia, Curriculum Vitae atualizado;
2.3.6 – Duas fotos 3 x 4.
2.3.7 – Parecer descritivo com razões pela escolha do curso.
2.4 – A documentação solicitada, neste Edital, não será revisada no ato de recebimento e deverá ser acondicionada em pasta ou envelope identificado (nome e curso). A responsabilidade pela entrega é exclusivamente do candidato. Os documentos exigidos, para a inscrição deverão ser enviados durante o período de inscrição (22-31 de julho de 2009) via correios (sedex) ou entregues pelo candidato ou procurador, no horário das 8h às 21h30min, no seguinte endereço:
Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação – Secretaria Acadêmica
R. Amadeo Rossi, 467 – Caixa postal 1497.001-970 – São Leopoldo/RS
Não será aceito o envio da documentação por fac-simile;
2.5 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: até 05 de agosto de 2009, no site www.est.edu.br/3 – PÚBLICO ALVO
3.1 – Agentes e gestores da Justiça e da Segurança Pública - policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, bombeiros-militares, guardas municipais, agentes penitenciários de carreira e peritos criminais (40 vagas).
3.2 – Sociedade civil em geral (10 vagas).
4 – INSCRIÇÃORua Amadeo Rossi, 467 – São Leopoldo/RS, em formulário próprio, ou via internet, em formulário on-line (www.est.edu.br).
Informações: (51) 2111.14005 – DATAS, LOCAIS E HORÁRIOS DA SELEÇÃO
Prova escrita: 03 de agosto de 2009, 08:00.
Entrevistas: 03-04 de agosto de 2009 (agendar através dos telefones (51) 2111.1452 ou 2111.1454 ou do endereço eletrônico carla@est.edu.br)
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do EspelhoSão Leopoldo/RS

BIBLIOGRAFIA PARA PROVA ESCRITA
SIQUEIRA Jr., Paulo Hamilton. Direitos Humanos e Políticas Públicas. Disponível em: <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/Anais/Paulo%20Hamilton%20Siqueira%20Jr.pdf>
AURINO, JANILSON. Queremos uma polícia cidadã, mas onde se encontra a cidadania do policial? Disponível em: <http://www.segurancacidada.org.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=110&dir=DESC&order=date&limit=10&limitstart=0>
MATRÍCULA: será informado após a homologação dos nomes pela Senasp.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:0xx 51 2111.1400est@est.edu.br ou prograd@est.edu.br

6 – ESTRUTURA DO CURSO
6.1 – Carga horária e periodicidadeA carga horária do curso será de 360 horas em forma de disciplinas e 40 horas para a elaboração da monografia correspondente ao trabalho final. Aulas: presenciais, sextas-feiras à noite, sábados de manhã e à tarde, com encontros presenciais a cada 14 dias.
6.2 – Componentes curriculares:
MÓDULO I – CIDADANIA E ÉTICA
Componentes curriculares
Carga Horária
Marco legal para o setor de segurança pública no Brasil - 30
A dimensão ética da cidadania - 30
Movimentos Sociais e Direitos Humanos - 30
Metodologia da Pesquisa - 30
Carga horária total do Módulo I - 120
MÓDULO II – DIREITOS HUMANOS
Democracia e políticas públicas de Direitos Humanos - 30
Educação em Direitos Humanos - 30
Direitos Humanos e Diversidade – gênero, etnia, geracional e religiosa - 30
Igualdade de Gênero e Superação da violência - violência doméstica e homofobia - 30
Carga horária total do Módulo II - 120
MÓDULO III – GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
O Estado contemporâneo e as políticas de segurança pública - 30
Planejamento estratégico na gestão de políticas de segurança pública - 30
Concepções da proteção integral a grupos em vulnerabilidade social - 30
Gestão de conflitos e posturas de não violência - 30
Carga horária total do Módulo III - 120
MONOGRAFIA – Trabalho de Conclusão de Curso

Monografia - 40

Oneide Bobsin
Reitor

Nenhum comentário: