Segue mensagem para o Dia da/o Assistente Social aprovada no dia de ontem pelo CNAS, Conselho do qual faz parte o nosso Secretário Charles Roberto Pranke.
OS CONSELHEIROS DO CNAS parabenizam os assistentes sociais:
Dia 15 de maio, dia do assistente social, profissão instituída há mais de setenta anos no Brasil, hoje com mais de 85 mil profissionais que atuam em diversas áreas das políticas públicas e privadas. Os profissionais de Serviço Social enfrentam complexos desafios nos processos de trabalho que desenvolvem, pois sua atuação encontra-se, na maioria das vezes, voltada para o enfrentamento da “questão social”, que expressa as desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais de uma dada conjuntura.
No contexto da sociedade capitalista, no caso do Brasil e da grande maioria dos países, a “questão social” se expressa pelas metamorfoses no mundo do trabalho e pela alteração do papel do Estado, o que vem se caracterizando pelo cenário neoliberal, impondo o acesso residual às políticas sociais e, conseqüentemente, aos direitos sociais. Para acompanhar as transformações ocorridas nos últimos cinqüenta anos, o Serviço Social também passou por momentos de rupturas. A adoção de princípios democráticos e de posicionamentos em defesa da liberdade, da democracia e da justiça social têm motivado seu protagonismo e orientado a atuação dos assistentes sociais nos mais diversos campos que demandam os serviços da profissão.
O assistente social tem uma contribuição efetiva na viabilização de direitos, na socialização de informações que possam ampliar a participação dos usuários dos serviços sociais no acesso às políticas públicas, como também, na difusão de uma cultura pública democrática, fundamental para alargar a esfera pública e democratizar o Estado. O assistente social pode transformar os seus espaços de trabalho em multiplicadores de experiências de exercício democrático nas relações sociais cotidianas. O desafio é não perder de vista a dimensão ética e política que tem sido protagonizada pelas deliberações coletivas.
Ao saudar os assistentes sociais, aproveitamos para nos colocar juntos, na defesa dos direitos humanos e sociais e pela valorização da profissão.
Brasília, 14 de maio de 2009.
Colegiado CNAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário