"Cadastramento in Loco" da cidade é destaque em site do Governo Federal
sexta-feira, 20 de março de 200915:00
A Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis) de São Leopoldo é destaque do mês de março no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Graças ao trabalho desenvolvido com os beneficiários do Programa Bolsa Família. Desde agosto de 2008, a Prefeitura de São Leopoldo tem aprofundado o conhecimento sobre o perfil de sua população mais vulnerável com um método inovador: o chamado "Cadastramento in Loco". Ou seja, tem ido até à comunidade e conhecido de perto a realidade dos que recebem o Bolsa Família. Conforme dados da Sacis, desde o início do projeto foram atendidas 1.073 famílias.
Reconhecimento
Para o prefeito Ary Vanazzi, o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade confirma os pensamentos alinhados com o Governo Federal. "A política social que realizamos em conjunto com a União dialoga com a vida das pessoas. Somos diariamente desafiados a qualificá-las, pois o resultado é visível na melhoria na vida dos cidadãos leopoldenses", ressalta Vanazzi.
Resultados
Conforme o coordenador do cadastro único da Sacis Guilherme Schröder, como resultado deste trabalho, a secretaria está tendo condições de, não só traçar um perfil da realidade e necessidades desta parte da população, como também diminuir o número de irregularidades e, consequentemente, de denúncias. Para completar, graças à iniciativa, ele garante que será possível aperfeiçoar as ações governamentais."Com este trabalho, percebemos que mesmo São Leopoldo sendo um município de grande porte, podemos garantir a veracidade das informações repassadas pelas famílias e atendê-las de forma mais adequada. Além disso, o processo auxilia e incentiva o cumprimento das condicionalidades", diz ele, também relatando que, infelizmente, o descumprimento das condicionalidades ainda é alto, principalmente na saúde - as crianças e mulheres em idade fértil precisam comparecer regularmente aos postos de saúde para avaliação nutricional.
Metodologia
Atualmente o município possui 6.973 famílias beneficiárias. Conforme Schröder, as 1.073 já atendidas primeiro passaram pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para preencher ficha e, após, por uma entrevista para identificação da demanda. Na sequência, após avaliar a necessidade da família, as informações foram encaminhadas ao setor de logística - que organizou o município por regiões, bairros e ruas - para organizar as saídas da equipe de acordo com as prioridades.Assim, desde agosto do ano passado uma equipe desloca-se diariamente às comunidades, munida de informações sobre mulheres em idade fértil, de alunos evadidos, denuncias de irregularidades, entre outros.Mensalmente são elaborados relatórios que apresentam um diagnóstico das comunidades para que as ações desenvolvidas para elas obedeçam particularidades e necessidades verificadas. "Para assegurar que os objetivos do Programa Bolsa Família sejam alcançados, é preciso organização, parceria intersetorial e compromisso", lembra Schröder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário