quinta-feira, 12 de março de 2009

MDS realiza levantamento inédito sobre crianças e adolescentes em abrigos


Até o dia 09 de abril deste ano, gestores estaduais e municipais devem preencher formulário eletrônico para identificação da rede de abrigos de crianças e adolescentes no Brasil. Essa é a primeira etapa de um levantamento inédito.
Bruno Spada/MDS

O Governo Federal pretende criar condições para que crianças e adolescentes que vivem em abrigos retornem ao convívio familiar e comunitário

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizará o Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento. A primeira etapa é a identificação da rede de abrigos e programas de famílias acolhedoras em todo o País. Para isso, a partir desta terça-feira (10/03), o Ministério disponibiliza formulário eletrônico para gestores estaduais e municipais informarem os serviços destinados ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abandono ou que, por medida de proteção, tenham sido afastados da família de origem e acolhidos nesses serviços.Para ter acesso ao formulário, disponível no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/PSE/, as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social devem utilizar a mesma senha do SUASWeb, sistema informatizado do MDS.
O período de preenchimento vai de 10 de março a 09 de abril de 2009. Concluída essa etapa, o próximo passo é a realização de pesquisas de campo. O objetivo do Governo Federal - com esse levantamento - é criar condições para que crianças e adolescentes que vivem em abrigos retornem ao convívio familiar e comunitário.

Nenhum comentário: