sábado, 28 de março de 2009

Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da SACIS



Chegou o dia e aconteceu! O Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras! Sexta-feira, 27 de março, das 8:30 às 17:00 no Salão Nobre da Faculdades EST. Um dia de formação, de debate, de integração, de crescimento para os/as participantes e para o coletivo de trabalhadores/as. Um dia cheio, sem dúvida, onde cada um/a participou e levou aquilo que lhe fez sentido, que mexeu, que confortou, que perturbou, que vivenciou. Não existem encontros perfeitos. Existem encontros, e aquilo que deles tiramos.
Os/as participantes foram recebidos/as com música, partilha de dons de nossos colegas Sabrina, Mateus e Guilherme. Inscrição, pastinhas, chimarrão, conversas, abraços, reencontros. A prévia da programação do dia mostrou que o dia seria longo, mas com surpresas e novidades.
A Administração Municipal se fez presente através da Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Vereadoras da São Leopoldo, Ana Inês Affonso, que iniciou as atividades fazendo uma análise da conjuntura atual, falando sobre a situação do país, do estado e do município, as medidas e a política do Governo Federal, Estadual e Municipal e de que forma a Assistência Social se insere neste contexto. Da Secretaria Geral, Natalício Corrêa falou e apresentou um quadro geral do planejamento estratégico da Prefeitura Municipal, e Iria Charão, Diretora de Políticas Sociais, já no final do encontro compartilhou um pouco de sua experiência, sua função na Secretaria Geral e sua relação com a SACIS. Além destas, também o Reitor da Faculdades EST saudou os/as participantes bem no início das atividades.
O Secretário, Charles Pranke, então falou sobre a conjuntura da Secretaria dentro desta conjuntura maior, os desafios de um novo mandato (especialmente a necessidade de solidificação da Política de Assistência Social enquanto política de Estado e a necessidade de integração e transversalidade, dentro da Secretaria e com outros órgãos da Administração), as perspectivas que se abrem e as dificuldades que é preciso enfrentar. Também apresentou a atual estrutura organizativa da Secretaria, composta por quatro diretorias, suas assessorias, seus serviços e os projetos, programas e benefícios ligados a elas.
O intervalo, pela manhã e pela tarde, além de muita conversa, foi saboreado com um lanche preparado com alimentos trazidos pelos/as participantes, café preparado pela Casa de Acolhimento e refrigerantes. Uma mesa partilhada, na qual todos/as se fartaram e ainda sobrou! Uma expressão de que é possível trabalhar em conjunto, administrar as diferenças e construir a partir do que cada um/a tem a oferecer. Enquanto isso, todos/as receberam a primeira edição do Informativo da SACIS, um instrumento a mais para facilitar e agilizar a comunicação entre os/as trabalhadores/as, socializando informações relevantes para todos/as. Guilherme Schröder apresentou rapidamente o Informativo, ressaltando que a sua efetividade dependerá da participação das equipes e diretorias, enviando notícias, sugestões e textos. Ainda no período entre o intervalo e o reinício das discussões, o Grupo de Teatro Esperança de Ser da Região Norte apresentou o teatro “A Páscoa das Mulheres”.
Já passavam das 11:00 e André Musskopf, Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica, apresentou o Planejamento Geral da Secretaria. Iniciou retomando o processo desenvolvido desde agosto de 2008 e falou da importância deste instrumento para o desenvolvimento das ações que será acompanhado através de um processo de monitoramento. Os/as participantes puderam visualizar rapidamente o conteúdo do “caderno” do Planejamento Geral, especialmente através das Linhas Gerais de cada Diretoria e equipe e, em seguida, este caderno foi entregue às pessoas que coordenaram as equipes no seu processo de construção. O Secretário, a Diretoria de Políticas Sociais da Secretaria Geral e o Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica receberam um volume contendo todos os planejamentos das Diretorias e equipes com seu detalhamento. As Diretorias receberam um volume com as linhas geais de todas as Diretorias e equipes e os planejamentos detalhados (com as estratégias de ação) da sua diretoria e das equipes ligadas a ela. As equipes receberam um volume com as linhas gerais de todas as Diretorias e equipes e com o detalhamento do planejamento de sua equipe.
Na volta do almoço, os/as participantes foram recebidos/as com mais música e também com poesia. André Musskopf apresentou rapidamente o planejamento da DPGE, uma vez que esta diretoria trabalha com todas as diretorias e equipes da secretaria. Tendo como um de suas linhas gerais o monitoramento e a vigilância social, também aí foram apresentados alguns dos próximos passos a serem dados a partir do planejamento. Antes ainda de se fazer uma discussão em plenária, Fábio apresentou o orçamento, apontando para algumas questões importantes especialmente em termos de cortes necessários tendo em vista o déficit orçamentário previsto para este ano na Secretaria. Foram feitos ainda alguns esclarecimentos sobre contratos e seleções públicas, apresentadas novas pessoas que passam a integrar a equipe e todos/as se encaminharam para o lanche da tarde.
Na plenária foram feitos alguns pedidos de esclarecimento sobre orçamento, os próximos passos em termos de planejamento, sobre a dinâmica a ser implantada nos CRAS no período em que não haverá a função de coordenação, sobre a necessidade de cada um/a entende o seu papel neste momento, sobre o que significa estar no serviço público, que é possível reduzir gastos e custos com o uso mais consciente. Houve ainda uma manifestação sobre a situação atual no CRAS Norte e a necessidade sentida de manutenção das coordenações, uma manifestação sobre a importância de conhecer as normas e procedimentos para entender as funções e os papéis de cada um/a e um esclarecimento sobre a discussão entre a DPSB e as coordenações dos CRAS referentes a questões salariais.Por último, foram entregues os primeiros certificados de atividades de formação promovidos pela Secretaria e emitidos pela DPGE com registro em Livro para o/a coordenadores/as destas atividades e foi apresentado o “painel de trabalhadores/as”, um conjunto de slides com foto, nome, função e o que mais gosta, de todos/as os/as trabalhadores/as da SACIS. Silvano, do CRAS Leste, recebeu os parabéns de todos/as e o encontro esta encerrado.

Nenhum comentário: