quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

“Natal. Que Natal?" - Mensagem de Natal do DPSB


Que Natal podemos celebrar sob o abatimento que se estabeleceu nas consciências humanas devido ao terrorismo fundamentalista e o terrorismo da guerra que o Ocidente leva ao Afeganistão? Não será o Natal do lirismo tradicional, reforçado pela propaganda comercial. Será outro, mas, quem sabe, mais próximo ao Natal histórico do Filho de Deus nascido em terra dos atuais palestinos em Belém.
Jesus nasceu fora de casa, entre animais, numa manjedoura "porque não havia lugar para sua família na estalagem". O evangelista João diz com infinita tristeza: "veio para o que era seu e os seus não o receberam". Desde o início está definida sua missão: estar do lado dos sem terra, sem teto, dos sem lugar social. A eles dirige primeiramente sua mensagem. Identifica-se com eles, como se diz na parábola do juizo final. Do ventre dos pobres Jesus continua nascendo, o libertador das gentes. Eles são a manjedoura onde ele repousa permanentemente. Eles possuem muitos rostos ontem e hoje.
Em nosso pais são milhões de crianças abandonadas, tantas quantas toda a população da América Central. São os 52 milhões que passam fome. São os sofredores de rua, pivetes que sobrevivem de pequenos furtos. São as milhões de meninas que se prostituem para ajudar em casa. São cerca de 40 milhões de negros que carregam no corpo e na alma o estigma da discriminação. São os sobreviventes indígenas expulsos das terras que sempre foram suas. São os milhões de sem-terra que, como Abraãos, andam por aí errantes em busca de terra para morar e trabalhar. São os operários empobrecidos, que se julgam ainda privilegiados por ser explorados pelo sistema do capital a preço de uma carteira de trabalho assinada e dos parcos benefícios da previdência social.
São todos esses, tidos por zeros econômicos, os esquecidos de nossa memória nacional, que são os irmãos e as irmãs mais pequeninos do Filho de Deus, encarnado em nossa miséria. Eles gritam: "Queremos viver. Queremos ser gente. Nós também somos filhos e filhas de Deus. Até quando, Senhor, até quando nos fazes esperar a tua vinda e, com ela, a tua justiça, a tua ternura, a tua paz"?
No Natal este lamento lancinante foi escutado. Deus deixa sua luz inacessível e seu mistério sacrossanto e vem morar no meio dos humilhados e ofendidos. Fez-se criança que choraminga entre o boi e o asno. E lhes faz entender:"Vocês são meus irmãos e irmãs, filhos e filhas do Pai querido. Quero ser para vocês o Emanuel, o Deus conosco. Eu enxugarei todas as lágrimas de seus olhos. Serei a vida e o direito que buscam. Meu nome é Jesus, o Deus-libertador, alegria para todo o povo".
Passei por Belém de Judá e ouvi um sussurro terno. Era a voz de Maria embalando o filhinho:" Sol, meu filho, como posso cobrir-te de panos? Como vou amamentar-te, tu, que nutres a toda criatura"? E José, perplexo, exclamava: "Como pode? Como pode ter forma de criança aquele que deu forma a todos os seres? Como pode fazer-se pequeno na Terra quem é grande no Céu? Como pode o estábulo conter aquele que contém todo o universo? Como podem seus bracinhos estarem enfaixados, se seu braço governa a Terra e o Céu? Como pode"?
Eis que apareceram no presépio "a bondade e o amor humanitário de nosso Deus". Agora não se trata mais do Deus de quem se dizia: Grande é o nosso Deus, infinito o seu poder. Agora vale: Pequeno é o nosso Deus, infinito é o seu amor. Ele não temeu a matéria. Revestiu-se dela. Não receou a condição humana, por vezes trágica e sob muitos aspectos, absurda. Entrou inteiro nela para nunca mais sair dela. Por isso, apesar das tribulações e angústias do tempo presente podemos ainda celebrar, reunir a família, tomar a ceia e trocarmos presentes. Para milhares, por causa da solidariedade humanitária, haverá comida na mesa e alegria nos olhos.
Irmãos e irmãs, nesse dia olhemos para nossos morros, para nossos pobres na rua. Olhemos fundo: eles estão grávidos de Jesus Cristo que suplica nascer de novo mediante a solidariedade, a com-paixão e a fraternura.
De nada vale Jesus nascer em Belém
Se não nascer em ti de novo.
Não o busques no além.
Faça-o nascer do povo.
(Leonardo Boff)
Esta é a mensagem dos colegas do Departamento de Proteção Social Básica, com gratidão e carinho.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas!!! - CRAS Centro


Mensagem de Natal

(Carvoeiros de Nigel Noble)

Meninos Carvoeiros


Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
— Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.

Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.

(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe,
dobrando-se com um gemido.)

— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles . . .
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!

—Eh, carvoero!

Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados.

(Manoel Bandeira)


Na mesa encarvoada de tantos meninos e de tantas meninas, de tantos homens e de tantas mulheres, de tantos ... É preciso bem mais do que pão ...

Na noite encarvoada de tantos meninos e de tantas meninas, de tantos homens e de tantas mulheres, de tantos ... É preciso bem mais do que teto ...

No trabalho encarvoado de tantos meninos e de tantas meninas, de tantos homens e de tantas mulheres, de tantos ... É preciso bem mais do que salário e o fim do trabalho infantil ...

Na vida encarvoada de tantos meninos e de tantas meninas, de tantos homens e de tantas mulheres, de tantos ...É preciso bem mais do que resignação ...

Na sociedade encarvoada que construímos, para tantos meninos e para tantas meninas, para tantos homens e para tantas mulheres, para tantos ... É preciso bem mais do que a REVOLUÇÃO, mas COMPROMISSO com cada menino e com cada menina, com cada homem e com cada mulher, com TODOS ...


Feliz Natal, todos os dias,
com cada menino e com cada menina,
com cada homem e com cada mulher, com TODOS ...


Com carinho, um beijo na ponta do coração!

Maria do Carmo Canani - 2008

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Recesso dos CRAS e do Banco do Agasalho

Todos os CRAS estarão fechados no dia 22 para uma atividade externa com o Programa Projovem. Portanto na próxima semana funcionarão apenas na terça e quarta pela manhã, com execeção do CRAS Norte, que nas quartas-feiras pela manhã tem expediente interno. Na semana seguinte funcionarão segunda, terça e quarta pela manhã, voltando ao seu funcionamento normal no dia 05 de janeiro.
O Banco Municipal do Agasalho - BMA, estará de recesso a partir do dia 24 e voltando ao seu funcionamento normal no dia 05 de janeiro, mas lembrando que nas segundas-feiras o BMA tem expediente interno, não atende ao público.

22/12 - Segunda
CRAS Fechados
Ativ. Projovem
BMA Aberto

23/12 - Terça
CRAS e BMA Abertos

24/12 - Quarta
BMA e CRAS Norte* Recesso
CRAS Abertos pela manhã

25/12 - Quinta
FERIADO

26/12 - Sexta
FERIADO

29/12 - Segunda
CRAS Abertos
BMA Recesso

30/12 - Terça
CRAS Abertos
BMA Recesso

31/12 - Quarta
BMA e CRAS Norte* Recesso
CRAS Abertos pela manhã

01/01 - Quinta
FERIADO

02/01 - Sexta
FERIADO

Inauguração do novo prédio do Comércio Solidário da AMMEP e Festa de Natal no bairro Rio dos Sinos


No sábado, 13 de Dezembro, a Coordenadora do CRAS Centro, Carolina Cerveira, e o articulador do CRAS Leste, Jean Carlo, participaram da inauguração do novo prédio do Comércio Solidário da AMMEP. A cerimônia aconteceu às 11h com a presença do Prefeito e também do Direitor do DPSE Fábio Bernardo da Silva.
Às 14h, ele e ela também participaram da festa de Natal, organizada por moradores/as do Rio dos Sinos, na Rua Câmara Muncipal, da qual participaram várias famílas da Vila Progresso.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Video e fotos da "Gincana da Solidariedade"

Assista e se surpreenda!!!!

A Gincana aconteceu durante a confraternização de final de ano dos/as funcionários/as da Secretaria no dia 10 de Dezembro na Sociedade Ginástica de São Leopoldo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Encontro de Confraternização do PAS!


No dia 19 de Dezembro, a partir das 14h, acontece o Encontro de Confraternização do Programa Auxílio Solidário (PAS) no Ginásio Municipal Celso Morbach.

Na ocasião haverá lanche para os/as usuários/as que serão saudados pelo Prefeiro Municipal Ary José Vanazzi, pelo Secretário Charles Pranke, pelo Coordenador Gilson Roque de Conto e outras autoridades da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Além disso, serão distribuídos presentes de Natal e haverá apresentações de Teatro do Grupo Esperança de Ser da Região Norte sob a coordenação da Educadora Simone e de música com um grupo coordenador pela Educadora Nadir.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Confraternização de final de ano da Secretaria!

Na última quarta-feira, 10 de dezembro, aconteceu a confraternização de final de ano da SACIS. O evento teve lugar na Sociedade Ginástica, no Restaurante Veneza, e contou com a preseça de grande número de funcionários/as dos diversos setores e serviços da Secretaria.
Na programação, uma mística inicial coordenada pela articuladora Rosete, seguida de uma gincana entre equipes de funcionários/as. As pessoas correram, dançaram, brincaram se divertindo e se intregrando.
Ao final, palavras breves do Diretor do DPSE, Fábio, e apresentação do blog (este mesmo) e do painel de funcionários/as construído com fotos e informações de cada um/a.
Ah, e teve também a parte da comida e bebida!
Em breve, fotos deste encontro memorável!!!!
Agradecimentos às pessoas que organizaram o evento: Daniela da Silva Machado (Articuladora e Educadora - CRAS Oeste), Marcelo Roos Fleck (COADM), Rosete Beatriz Nunes Paiva (Articuladora CRAS Norte), Jean Carlo Pereira (Articulador CRAS Leste), Jessica Maria Ramos Pilar (DPSE).

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Confraternização!!!!!

A festa de confraternização de funcionários/as da SACIS será no dia 10 de dezembro, quarta-feira, na Sociedade Ginástica de São Leopoldo, em frente ao BIG.
As atividades começam às 14:30!
Haverá muitas surpresas! Não deixem de participar!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008